31 agosto, 2005

Alumbramento

Tem coisas que acontecem que pegam a gente de surpresa... e simplesmente encantam e fazem o dia ficar mais bonito!
Avenida Paulista, num domingo, fim de tarde. No meio de todo aquele barulho um som... A pouca luz dificultava, mas o som não enganava, era um acordeão... Tocava 'caderno'. Ao chegar mais perto percebi, um homem meio velho, moreno, vestindo preto, tocando e sorrindo aos passantes com uma bolsa aberta à sua frente esperando algum reconhecimento.

Eu e minha irmã vinhamos andando pela avenida acompanhando aleatóriamente duas crianças. Ao ouvir a música nós duas nos sentamos na escada do prédio em frente ao instrumentista. Foi aí que vimos os dois pequenos que nos acompanhavam se aproximarem curiosamente do acordeão. Os dois bem simplezinhos, com uns sete, oito anos. Eles foram dizer que conheciam a música e que ajudariam o velho homem a cantá-la. O velho parou por um segundo, olhou para as crianças, sorriu e voltou a tocar.

E ali, no meio daquela avenida cheia de carros, pessoas, ruídos e barulhos, as duas crianças cantavam e rodopiavam abraçadas ao som do acordeão, como se não houvesse nada mais ali além delas e daquela melodia aveludada.